domingo, 16 de agosto de 2009

Doador de medula óssea já pode se cadastrar em Sorocaba.




Conquista é classificada como primeiro passo para avanços futuros.


Hamilton destacou que conquista é primeiro passo para criação de um Programa Permanente de Transplante de Medula Óssea no estado de SP.
A inauguração, na manhã desta sexta-feira (14/8), do serviço de cadastramento de doadores de medula óssea no Hemonúcleo de Sorocaba, foi apontada como histórica e um primeiro passo para avanços futuros. Para a presidente da ONG "Asa Morena", Edna Ferreira Firmino, o próximo passo é a criação de um centro de transplantes de medula óssea em Sorocaba, enquanto para o deputado estadual Hamilton Pereira (PT) o ideal é que o estado de São Paulo tenha um Programa Permanente de Transplante de Medula Óssea (Promedula).

Segundo Edna, a borboleta que estampa a logomarca da Asa Morena representa a metamorfose. "A nossa metamorfose nos levará à criação de uma área de Oncohematologia no Conjunto Hospitalar de Sorocaba", apontou Edna. José Augusto Barreto, superintendente da Colsan (Associação Beneficente para Coleta de Sangue), que gerencia o Hemonúcleo de Sorocaba, afirmou que a empresa já oferece suporte tecnológico na área de sangue para que o município tenha um centro de transplantes de medula.

A superação de barreiras ideológicas foi apontada por alguns participantes como fator primordial para a concretização do serviço. "Todos foram muito receptivos e nos deram apoio incondicional", destacou Nerli Peres, fundadora da ONG Asa Morena. "Essa ação de hoje deve ter na sua essência o exemplo de união e preocupação em atender a necessidade do próximo", observou o diretor regional de saúde, Dr. Antonio Carlos Nasi.

Hamilton Pereira destacou o trabalho da Asa Morena. "Vocês não sonham apenas; arregaçam as mangas e vão à luta", afirmou. Também classificou os envolvidos na luta para cadastramento de doadores em Sorocaba como "parceiros na luta pela vida". Segundo o parlamentar, o Projeto de Lei de sua autoria que cria o Promedula será readequado e reapresentado na Assembleia Legislativa de São Paulo.

A Colsan (Associação Beneficente para Coleta de Sangue), responsável pela administração do Hemonúcleo, fará a coleta, o armazenamento e o envio do sangue para a Unicamp, onde será feito o exame HLA (de Histocompatibilidade), para verificar a compatibilidade entre possíveis doadores e pacientes. O cadastramento dos doadores no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea) será realizado pela própria Unicamp.

Histórico

A conquista é resultado de uma articulação da ONG "Asa Morena" com o mandato do deputado estadual Hamilton Pereira (PT). A articulação para transformação do Hemonúcleo de Sorocaba num centro de cadastramento de doadores de medula óssea iniciou no mês de março, junto ao Secretário Estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, quando o mesmo determinou que o serviço fosse acionado "rapidamente".

A partir daí, as articulações passaram a ser feitas junto ao diretor regional de saúde, Antonio Carlos Nasi, o diretor do Conjunto Hospitalar de Sorocaba, Ricardo José Salim, o superintendente da Colsan, Dr. José Augusto Barreto, e os gerentes Médico e Administrativo do Hemonúcleo, Frederico Guimarães Brandão e Élide Corassini.

Fonte:www.hamiltonpereira.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário