segunda-feira, 17 de maio de 2010

Vox Populi: Dilma cresce em todo o país e chega a 38%; Serra cai para 35%

A parcela do eleitorado que pretende votar na pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, cresceu nove pontos percentuais, a partir de janeiro, e chegou a maio formada por 38% dos eleitores. No mesmo período, a parcela que pretende votar em José Serra (PSDB) diminuiu de 38% para 35%. Em consequência, pela primeira vez desde que foi iniciada a série de pesquisas de intenção de voto que incluem Serra e Dilma, a pré-candidata petista asssumiu a liderança da disputa neste mês.


A pesquisa mais recente foi feita pelo instituto Vox Populi sobre encomenda da Rede Bandeirantes. Ouvidos 2.000 eleitores em 117 cidades de quase todos os estados, no período de 8 a 13 de maio, o Vox Populi apontou o crescimento da candidatura de Dilma em todas as regiões, sobretudo no Sudeste e no Norte. Apontou também o crescimento da candidata petista junto ao eleitorado feminino. E reafirmou a influência da popularidade do presidente Lula e do governo em favor de Dilma.

O diretor do Vox Populi, Marcos Coimbra, atribui o crescimento de Dilma a três fatores: à maior exposição dela na TV, ao aumento da parcela de eleitores que identifica Dilma com o presidente e com o Governo Lula e, particularmente no caso da Região Sudeste, à inclinação do eleitorado de Minas Gerais frustrado pela exclusão do ex-governador tucano Aécio Neves da disputa presidencial.

“Havia tal vontade de votar em Aécio que isso inibiu o crescimento de Dilma durante algum tempo. Agora que ele não é mais candidato, ela cresceu”, explica Coimbra. E acrescenta:

“Lula tem alta popularidade em Minas, a maior fora do Nordeste. Por isso, é natural que a candidata do presidente cresça em intenção de voto entre os mineiros. Muitos em Minas passaram a pensar em Dilma, já que não podem mais votar no Aécio”.

Em âmbito nacional, Marcos Coimbra considera mais provável o crescimento de Dilma do que o de Serra.

“Quem quer votar no Lula e fica sabendo que ele tem uma candidata, vota nela. Isso faz a evolução dela muito mais provável do que a de José Serra”.

Leia, a seguir, as principais conclusões da pesquisa Vox Populi/Band:

PETISTA SOBE, TUCANO CAI

a) De janeiro a maio, a parcela do eleitorado que pretende votar em Dilma cresceu 9 pontos percentuais – de 29% para 38%;

b) No mesmo período, a parcela do eleitorado que pretende votar em Serra caiu três pontos – de 37% para 34%.

c) Dilma cresceu 10 pontos também na pesquisa espontânea. Avançou de 9% em janeiro para 19% agora. Serra, que igualmente tinha 9% no início do ano, avançou para 15%. O presidente Lula, citado por 19% em janeiro, ainda é o candidato preferido de 10% dos eleitores.

CRESCIMENTO NACIONAL

c) Ainda de janeiro a maio, Dilma cresceu em todas as regiões. Conquistou mais 15 pontos no Norte (de 26% para 41%); mais 14 no Sudeste (de 22% para 36%); mais 9 no Centro-Oeste (de 25% para 34%), mais 7 no Nordeste (de 38% para 45%), e mais 6 no Sul (de 24% para 30%).

d) Serra cresceu 6 pontos no Sul (de 39% para 45%) e 3 no Nordeste (de 27% para 30%). E caiu ou se manteve estacionado no Sudeste (de 36% para 35%), no Norte (de 31% para 32%) e no Centro-Oeste (de 36% para 33%).

e) Consideradas as regiões, portanto, Dilma tem 15 pontos de vantagem sobre Serra no Nordeste e 9 pontos no Norte. Está em vantagem de um ponto, dentro da margem de erro, tanto no Sudeste quanto no Centro-Oeste. E está em desvantagem – de 15 pontos – apenas na Região Sul.

A INFLUÊNCIA DE LULA E DO GOVERNO

f) 81% dos eleitores querem a continuidade de todas as políticas do Governo Lula ou a continuidade da maioria delas, com algumas mudanças. Apenas 13% querem mudança na maioria das políticas e 5% propõem mudar tudo.

g) 63% dos entrevistados disseram que votarão com certeza ou poderão votar no candidato apoiado por Lula. No Nordeste, 51% votariam com certeza no candidato de Lula; no Sul, 20%.

h) Apenas 10% não votariam no candidato apoiado por Lula e 23% não levariam em consideração o apoio do presidente.

i) 74% sabem ou ouviram dizer que Dilma é candidata apoiada por Lula. Só 4% acham que Lula apoia Serra e 1% dizem que é Marina a candidata de Lula.

RENDA E ESCOLARIDADE

j) Dilma leva vantagem sobre Serra entre os eleitores que recebem um salário mínimo (43% a 31%) e entre os que têm o ensino médio (39% a 32%).

k) Serra continua preferido pelos que recebem mais do que dez salários mínimos por mês. Nesse grupo o tucano tem 41% e Dilma 29%. Também é nesse segmento que Marina Silva alcança seu melhor desempenho, com 11% das intenções de voto.

l) Serra lidera ainda entre os eleitores de nível superior. Tem 39%, enquanto Dilma tem 35%.

m) Dilma continua liderando entre os homens (42% contra 34%) e alcançou Serra junto ao eleitorado feminino (34% a 35%).

Fonte: Brasilia Confidencial

Nenhum comentário:

Postar um comentário