terça-feira, 18 de maio de 2010

Seminário debate luta contra abuso de crianças e adolescentes

O Conselho Nacional do SESI e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República realizam, nos dias 20 e 21 de maio o seminário nacional “Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: novas estratégias de enfrentamento.” O evento será no auditório do edifício da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília. Durante o encontro será apresentado um balanço do Projeto ViraVida, criado em 2008 pelo Conselho Nacional do SESI.

Redação - Carta Maior

O encontro faz parte da programação oficial da semana em que se comemora o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio, na qual serão realizadas atividades promovidas em todo o país. Será um importante foro para discussão dos problemas enfrentados pelos setores governamentais e não governamentais nessa área e alternativas de fortalecimento das ações estruturantes, como também oportunidade de se dar visibilidade à questão.

Na ocasião será apresentado o histórico do projeto ViraVida, criado em 2008 pelo Conselho Nacional do SESI, seus primeiros resultados e expectativas de expansão. O projeto conta com a parceria do Sistema S (Sesi, Senai, Sesc, Senac e Sebrae, Sescoop), de empresas públicas, como a Caixa Econômica Federal (CEF), o Banco do Nordeste (BNB), empresas privadas e o apoio de organismos internacionais como o Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF e a Organização Internacional do Trabalho - OIT.

‘O objetivo do encontro é atrair a atenção de entidades civis e públicas para o tema, e identificar outras iniciativas existentes, para que juntos possamos reforçar a Rede de Enfrentamento de Combate à Exploração Sexual de Jovens e Adolescentes’, ressalta o presidente do Conselho Nacional do SESI, Jair Meneguelli. De acordo com Meneguelli, a receptividade do setor empresarial com o projeto ViraVida está sendo bastante positiva. ´Se cada empresário do país abrir uma vaga de trabalho em sua empresa, será possível empregar todos esses jovens’, afirma.

Está prevista a participação de cerca de 300 pessoas, entre representantes do governo federal, estados e municípios, do Sistema S (Sesi, Senai, Sesc, Senac e Sebrae), de técnicos do Programa ViraVida, de representantes de organismos internacionais e de organizações da sociedade civil, membros da rede de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes e empresas privadas.

Programação

O seminário contará com a presença de acadêmicos e especialistas no tema. A programação do primeiro dia prevê palestra magna da professora e doutora Maria Lucia Leal Pinto, intitulada ´O Fenômeno da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: caracterização, mecanismos de proteção e de enfrentamento´.

Em seguida, a professora e doutora Glória Diógenes falará sobre o Projeto ViraVida – enfrentamento da exploração sexual de adolescentes e jovens por meio da educação e inserção no mercado de trabalho. "Abordarei o caráter inusitado do projeto ViraVida, onde a educação profissional vem reforçando outras políticas. Também ressaltarei o fato de ser a primeira vez que o Sistema S trabalha com pessoas em estágio profundo de violação de direitos, além do papel do projeto na reinserção social dos jovens atendidos”, informou.

Caberá à professora Fátima Leal falar sobre os primeiros resultados do Projeto ViraVida e sua expansão. Outros temas que serão abordados:´Gênero – a dimensão das relações de gênero, a diversidade sexual e o enfrentamento da exploração sexual, comercial de crianças e adolescentes - ESCCA; ´Novos desafios na caracterização do fenômeno (ESCCA) – garimpos, etnias, modelos de desenvolvimento e participação de crianças e adolescentes nos sistemas de segurança e justiça´;

´Experiências de superação do problema construídas com o setor privado: Petrobras, setor de transportes, Lua Nova´; e ´Experiências na gestão pública Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual, Infanto-juvenil no território brasileiro - PAIR, disque-denúncia do Ministério de Desenvolvimento Social - MDS, Saúde´.

O encerramento do seminário contará com a presença da primeira dama Marisa Letícia Lula da Silva, madrinha do Projeto ViraVida.

Fonte: Carta Maior

Nenhum comentário:

Postar um comentário