A saúde mental na cidade de Sorocaba se caracteriza por um modelo baseado na internação dos pacientes e que não incorporou as conquistas da reforma psiquiátrica pela qual a maior parte das cidades brasileiras passou. O modelo baseado na internação é contrário às políticas de inclusão social e de luta pelos direitos humanos dos usuários dos serviços de saúde mental.
O Governo do Estado de São Paulo trata com descaso a quantidade substancial de hospitais psiquiátricos existentes e não investe nos modelos substitutivos e, mais que isso, modelos humanizados no que tange o tratamento para com que tem sofrimento mental. Temos uma política de terceirização dos serviços de saúde que vai na contramão dos programas de humanização e inclusão do Governo Federal.
Sorocaba, como o Estado de São Paulo é gerido a mais de 16 anos, pelo mesmo grupo político, sendo eles do PSDB, que adota como prática de gestão a terceirização dos serviços que, obrigatoriamente, deveriam ser executados pelo poder público, permitindo que muitos empresários enriqueçam com a doença, uma vez que hospital psiquiátrico não é espaço de tratamento.
Por isso, o FLAMAS (Fórum da luta anti-manicomial de Sorocaba) organizou um abaixo-assinado como forma de pressionar o poder público a adotar metas para a reforma psiquiátrica no município. O abaixo-assinado encontra-se no link abaixo.
Solicitamos a gentileza de repassar o presente abaixo assinado para sua lista de contatos. Mesmo que você não resida no município, é importante que manifeste sua opinião.
[Clique aqui para acessar o abaixo-assinado]
Nenhum comentário:
Postar um comentário