terça-feira, 1 de setembro de 2009

FenaPsi elege nova direção




Em um Congresso com grande participação da categoria foi eleita a nova direção da FenaPsi (Federação Nacional dos Psicólogos). Foram mais de 160 delegados representando 21 estados, demonstrando a grande capacidade organizativa do movimento sindical dos psicólogos.

A Presidente eleita foi a representante do SinPsi Fernanda Magano. Outros 19 estados estão representados nas demais secretarias (14 no total) e no conselho fiscal (3 efetivos e 3 suplentes)

Pare se ter um parâmetro do quanto avançou a organização da entidade, basta lembrar que há 3 anos, no VIII Congresso, participaram menos que 40 delegados de menos de 10 estados. O SinPsi, que estava ausente da FenaPsi por duas gestões devido a divergências inconciliáveis, se dedicou fortemente ao processo de reestruturação da entidade. “No início do ano passado iniciamos um processo de discussão que permitiu nosso retorno, daí em diante não poupamos esforços e o resultado final foi consagrador” explica Rogério Giannini, Presidente do SinPsi.

São Paulo tinha a maior delegação do congresso, foram 38 delegados que seguramente estavam entre os mais participantes e disciplinados. O SinPsi realizou oito assembléias regionais e fez um pré-encontro para qualificar a sua intervenção. "O comportamento de nossa delegação foi exemplar", comemora Giannini.

“Há o entendimento que a FenaPsi é um instrumento indispensável de luta para a categoria. No Congresso Nacional, propondo e acompanhando projetos de interesse dos profissionais e da psicologia e também em espaços de representação institucional nas áreas da saúde, assistência social, educação entre outras”, ressalta Fernanda Magano, Presidente eleita.

Uma fala recorrente entre os participantes é a de que esse congresso foi um marco. Para Denise Motta Dau, Secretária de Relações de Trabalho da CUT Nacional, convidada para a mesa de análise de conjuntura, o evento foi uma grata surpresa pelo seu nível de organização e pela pauta avançada que orienta as teses. “Sabemos que poderemos contar com a FenaPsi nos grandes embates que teremos pela frente. A CUT se orgulha de ter no seu seio uma entidade assim, com essa representatividade. Desejo boa sorte à Fernanda e a todos os demais dirigentes em meu nome e em nome da central”, declarou Denise.

Maria Godoi, Presidente da CNTSS, também presente ao Congresso, ressalta o papel que o SinPsi tem cumprido para a construção do ramo da seguridade social e nas lutas pelas políticas públicas da saúde e assistência social. “Confio que a eleição de Fernanda é uma garantia de que a FenaPsi vai ter os mesmos compromissos e a mesma qualidade na luta. Não podemos esquecer que a Fernanda é a vice-presidente da CNTSS, e que nós estamos, portanto, oferecendo para a FenaPsi um de nossos melhores quadros” declarou Maria Godoi.

Humberto Verona, presidente do CFP (Conselho Federal de Psicologia), também delegado ao congresso, comenta os resultados. “O Sistema Conselhos, orientado pelas teses do último congresso da psicologia, apoiou esse congresso e sei que podemos comemorar, afinal as entidades da psicologia sempre se ressentiram da falta de uma entidade forte do mundo do trabalho. Será um novo tempo de parcerias”.

A FenaPsi terá em breve uma casa nova, já que ficou decidido Brasília como sede da entidade. Nasce um novo tempo para a FenaPsi, uma entidade Cutista, do Ramo da Seguridade, orientada por uma pauta de lutas avançada. Parabéns aos delegados e muita força aos que assumem o desafio da tarefa de conduzir a entidade. Parabéns aos psicólogos e psicólogas do Brasil por mais uma conquista.

Fonte: Sindicato dos Psicólogos de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário