Agentes encontram indícios de maus tratos em hospital psiquiátrico
Representantes dos conselhos de saúde fizeram uma vistoria, nesta quarta-feira (16), no Hospital Colônia de Rio Bonito, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Eles encontraram indícios de maus tratos a pacientes com transtornos mentais. O local, que tem 436 pessoas internadas, apresentava pacientes sem roupa, dormitórios com colchões rasgados e sem lençóis, além de camas imundas. No consultório de odontologia, foram encontrados medicamentos vencidos.
Segundo os agentes, o número pequeno de profissionais da instituição não dá conta da higiene básica. Os banheiros estão cheios de infiltrações, com vasos sujos e quebrados. Além disso, todas as alas do hospital cheiravam mau.
Na hora do almoço, a comida é entregue por uma janela e alguns internos comem com os pratos nas mãos.Todas as irregularidades encontradas pela fiscalização serão relatadas ao Ministério Público e a associações de direitos humanos. Os profissionais de saúde vão encaminhar, ainda, um documento ao governo estadual cobrando uma ação mais efetiva, já que todos os pacientes são dos SUS.
A diretora do hospital foi presa e liberada depois de pagar fiança. Ela vai responder por crime contra a saúde pública e não quis se pronunciar.
Fonte: Observatório de Saúde Mental e Direitos Humanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário