sexta-feira, 30 de abril de 2010

Voto aos 16, construindo um novo país

A juventude é um dos pilares de sustentação da democracia. Aqui no nosso país, então, isso é ainda mais forte. Na história do Brasil, a juventude sempre esteve na linha de frente das lutas democráticas e progressistas, seja nas batalhas diretamente políticas, seja naquelas culturais e comportamentais. Foi assim na luta pela Independência, com Tiradentes e os poetas mineiros; no enfrentamento da escravidão, onde jovens líderes enfrentaram os grandes fazendeiros e seus capitães-do-mato; na queda da República Velha, com participação decisiva dos jovens tenentes; no combate ao Estado Novo.

No período histórico mais recente, foi a nossa juventude a ponta de lança no combate à ditadura instalada no Brasil pelo golpe militar de 1964. Moços e moças idealistas, que queriam mudar o país e o mundo, viver num planeta de paz e prosperidade, sem guerras, onde reinassem a paz e o amor.

Muitos deles hoje nos orgulham de pertencer ao nosso partido, o PT. Inclusive a nossa candidata a presidenta, a companheira Dilma Rousseff.

Em todos, os cabelos rarearam e estão brancos, a vida deixou rugas. Mas o brilho nos olhos é o mesmo: todos nós temos orgulho de integrar um partido e apoiar um governo, o do Presidente Lula, que está mudando a vida dos mais pobres e defendendo a soberania nacional.

A juventude também exerceu o protagonismo no movimento das Diretas-Já e no processo de luta de massas que conquistou o impeachment do ex-presidente Fernando Collor. Por isso, fica meu apelo aos jovens: aproveitem o avanço democrático que as forças progressistas conseguiram incluir na Constituição, que é o voto aos 16 anos. Vão até os cartórios eleitorais, até o dia 5 de maio, e façam seu título de eleitor. Um novo país que se constrói precisa de sua juventude. Ela não é só o futuro; é o presente de um Brasil orgulhoso, que acredita em si mesmo, sabe que tem problemas, mas os enfrenta de cabeça erguida, porque sabem que tem potencial para resolvê-los. Mas não se limitem ao voto; juntem-se e participem cotidianamente desta construção. Vamos à luta.

*Hamilton Pereira é deputado estadual pelo PT-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário