quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

CUT anuncia mobilização contra “o retorno dos neoliberais”


Do Blog o Vermelho

O comando nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), reunido ontem em São Paulo, anunciou que mobilizará os trabalhadores para que derrotem a “direita” e impeçam que o PSDB, considerado neoliberal, volte ao poder. Os dirigentes da CUT concluíram que o atual momento político aponta para a necessidade de “fortalecer a organização sindical cutista, ampliar a solidariedade de classe, aprofundar as conquistas e mobilizar os trabalhadores e a sociedade na disputa de projeto para derrotar a direita nas eleições de 2010 e impedir o retorno dos neoliberais”.

Os líderes da entidade decidiram atribuir caráter prioritário também à defesa da Comissão da Verdade, proposta pelo governo no 3º Programa Nacional de Direitos Humanos, para garantir que se faça justiça aos lutadores sociais vítimas da ditadura militar.

“A reação da direita ao Programa Nacional de Direitos Humanos é uma pequena amostra da disputa acirrada que teremos em 2010. Temos muitos desafios pela frente para garantir avanços e impedir retrocessos”, declarou o presidente nacional da CUT, Artur Henrique.

A entidade defenderá também a democratização da comunicação, para romper o monopólio e a manipulação feita pelos grandes meios; a mudança nos critérios de reintegração de posse da terra, para que avance a implantação da reforma agrária, e o direito às mulheres de decidir sobre o seu próprio corpo, com a legalização do aborto.

Em reunião marcada para a manhã de hoje, os líderes das maiores centrais sindicais do país vão decidir a agenda de mobilizações, greves e principais reivindicações conjuntas para este primeiro semestre.

As centrais pretendem organizar greves e paralisações em defesa, entre outros pontos, da redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e da garantia dos direitos dos trabalhadores terceirizados.

A informação é da agência Brasília Confidencial

Nenhum comentário:

Postar um comentário