domingo, 7 de fevereiro de 2010

Cruzar São Paulo por rodovias custa mais caro que atravessar o País



O motorista que atravessar a costa brasileira do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte vai pagar menos pedágio do que cruzar o Estado de São Paulo em direção ao triangulo mineiro.

Segundo levantamento da bancada do PT na Assembléia Legislativa paulista, na viagem pela BR-101, partindo do Rio Grande do Sul, os carros desembolsam hoje R$ 34,30 para um trajeto próximo de 4.500 km.

Para atravessar São Paulo, com atuais as tarifas de pedágio, o motorista desembolsa R$ 41,70 até Ribeirão Preto, num percurso de 313 quilômetros.

Isto é, valores 30% maiores para distância 30 vezes menor.

São dois motivos para essa diferença absurda: tarifas muito altas, reajustadas anualmente pelo IGP-M (índice de correção maior que o da inflação oficial) e o total de praças de pedágios no Estado.

De 1997 para cá, os postos de cobrança aumentaram de 40 para 163.

Prioridade

"No governo estadual não há preocupação com o bolso do cidadão. O preço por quilômetro partiu de um patamar muito alto quando as estradas foram privatizadas e ficou pior com a variação do IGP-M em anos posteriores", comentou o deputado estadual Roberto Felício.

Segundo ele, o governo do Estado poderia requerer o equilíbrio econômico-financeiro desses preços em benefício dos usuários e do povo, que consome produtos e passagens que ficaram mais caros.

"Essa não parece ser uma prioridade dos governos tucanos, uma vez que estão criando novas praças de pedágios com preços exorbitantes", esclareceu.

Fonte: Sindicato dos Psicólogos

Nenhum comentário:

Postar um comentário