quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Sorocaba Lança Fórum da Luta Antimanicomial.



Nesta sexta feira dia 2 de outubro, às 19h, acontece, na sede da OAB Sorocaba, o lançamento do FLAMAS (Fórum de Luta Antimanicomial de Sorocaba). A criação desse Fórum vem no sentido de garantirmos um espaço para discutir a situação do atendimento em saúde mental no município.

As entidades que estão organizando essa mobilização em Sorocaba estiveram representadas, dia 30/9, em Brasília, da Marcha Nacional da Luta Antimanicomial.

Não queremos que se fechem os manicômios, mesmo porque muitos internos não têm mais nenhuma referência familiar e não teriam para onde ir. Mas achamos que há muita coisa a ser feita, inclusive o debate acerca da necessidade de se humanizar o atendimento.

Somente a participação de entidades e pessoas sérias é que poderá garantir a eficácia dos debates e das ações a serem desenvolvidas. Por isso, sua participação é fundamental.


Estará presente Carol (Conselho Regional de Psicologia Campinas) e Clarice (Médica, ex- Coordenadora de Saúde Mental de Campinas, responsável por interditar o primeiro hospiltal de Campinas, além de ter trabalhado em Franco da Rocha - Juqueri etc.....

5 comentários:

  1. ola, participei do forum e gostaria de comentar algumas coisas....
    primeiramente os números de moradores não são de doentes mentais! não tenho o número correto mais acredito que menos de 15% dos moradores dos hospitais psiquiátricos são doentes mentais pois a maioria são DEFICIENTES MENTAIS, os quais vocês comentam que não possuem familia...
    quero deixar bem claro que eu acredito na reforma, só não posso ser conivente com informações distorcidas.
    segundo, usar de clareza e imagens reais e atuais acredito ser o melhor caminho... não podemos esquecer o sofriemento que houve no passado mais devemos lutar pra melhorar o que existe hoje e não o que existiu há 20 anos.
    terceiro, me surpreendi quando visualizei o seu perfil e li a segunte frase: "Psicólogo e um grande ativista, no que tange lutar por uma sociedade com mais respeito ao proximo e mais justiça social".
    RESPEITO AO PRÓXIMO? em que momento você esta usando esse respeito quando fala no forum que as pessoas que trabalham nos hospitais psiquiátricos deveriam ter vergonha por trabalharem a tanto tempo e não terem feito nada para melhorar, chamando os de "vagabundos"???
    Com que garantia você se diz uma grande mentira dessa? e onde esta o seu "respeito ao próximo" quando fala do trabalhador da saúde mental???
    E mais, no censo mostrado pelo movimento não mostra como anda a administração da saúde municipal em sorocaba, não fala por exemplo que sorocaba tem 3 ou 4 tranportes (ambulâncias) para atender toda a população, principalmente os menos favorecidos, que muitas vezes ficam horas esperando por um transporte, também não mostra que a maioria dos familiares dos doentes mentais não possuem poder aquisitivo dependento em sua maioria deste mesmo transporte q comento acima e do atendimento precário nos postos e hospitais municipais..... então pergunto, será que a administração municipal esta preparada para tal reforma? se não consegue sequer dar conta o que jah existe!

    bom dia!

    paulo.

    ResponderExcluir
  2. ...'então pergunto, será que a administração municipal esta preparada para tal reforma? se não consegue sequer dar conta o que jah existe!'

    Dentre várias afirmações falsas deste post, salientarei o dito acima.

    Sr@. 'Paulo'

    A administração de uma cidade TEM que estar preparada para tal, se não está o FORUM está fazendo o seu papel, revindicar aquilo que não se tem. Muito me entristece ver que suas críticas não t~em fundamento, haja visto o papel do forum para esclarecimentos e discussões, o que o Sr. propõe é que continuemos á não expor esse ABSURDO que é o descaso com 'internos psiquiatricos (DM, como o sr. disse)' bem como a saúde no municipio de Sorocaba;

    Uma pena o sr ter saido antes de expor essas ideias á todos qndo o microfone foi aberto a palavra, alias, teria entendido o contexto da fala 'orgulhar-se de trabalhar 30 anos num hospital psiquiatrico'.

    Saudações.

    Gabriela - organização FLAMAS

    ResponderExcluir
  3. Olá Paulo,

    Percebo que esse grupo consegui a começar, atingir os objetivos ao qual se propôs, que a fomentar discussão sobre saúde mental em Sorocaba, tendo como viés a humanização do atendimento.

    Essas indagações trazidas por você é legitima, porém, mal interpretadas.

    1º A constatação e os possíveis questionamentos sobre os dados apresentados, se você tem alguma duvida sobre a veracidade, eu me disponho a lhe oferecer o censo na integra e se mesmo assim restar alguma duvida, o questionamento tem que ser feito pelo censo de 2008 que foi realizado no Estado de São Paulo e não para as pessoas que o expuseram no lançamento do Fórum.

    2º Quando falei sobre as pessoas que se orgulham de dizer que trabalham a 30 anos na psiquiatria, me referi, as pessoas que defendem a manutenção do atendimento como está, como donos de hospitais, coordenador de saúde e todos os conservadores desse atendimento desumano, com os portadores de transtorno mental e não aos trabalhadores, até porque, a atividade que aconteceu na OAB, foi construída por trabalhadores de CAPS e inclusive de hospitais psiquiátricos que são contra esse modelo de atendimento. Na realidade, esse termo usado por você, chulo, que eu chamei os trabalhadores de "vagabundo", já coloca tudo o que você escreveu em questionamento, até mesmo sobre a sua posição, quando você diz que é a favor da reforma psiquiátrica e mais que isso, sobre quem é você. Não seria um dono de Hospital, ou um conservador como ja mencionado?

    De qualquer forma, se você realmente foi, seu email estará na lista de presença e você recebera o convite para próxima reunião do FLAMAS.

    Saudações e estamos a disposição para debater esse tema, pois foi para isso que ele nasceu.

    ResponderExcluir
  4. Caro Lucio,
    Eu conheço a realidade dos números da psiquiatria e continuo afirmando que a maior parte dos moradores são de Deficientes Mentais e não de pessoas com Transtornos Mentais ou Doentes Mentais.... eu não disse que o número estava errado mais sim que a apresentação dele não revela a quantidade de moradores com transtornos e sim o somatório dos dois.....
    e quanto a sua falta de respeito, você tem razão! não chamou o trabalhador da psiquiatria de "vagabundo" mais disse que eles não possuem "vergonha na cara" de trabalhar lá por tanto tempo e não ter feito nada pra mudar....
    não sei como vc conseguiu chegar nessa afirmação... com base em que? mais enfim....
    ah, eu não sou dono de hospital não! e concordo sim com a reforma, acho que tem muita coisa pra mudar sim..... o que esta faltando é informação, e informação real e persuasiva.
    e se eu posso fazer mais uma colocação, eu acredito que o melhor caminho para o movimento dar certo não é chocar as pessoas com fotos antigas mais sim primeiramente conquistar o trabalhador, sim... aquele trabalhador que segundo a sua concepção não faz nada pra mudar.... pensem e façam com que eles entendam e se aliem a vcs, pois eu tenho certeza que se eles entenderem a verdadeira proposta serão os primeiros a ajudarem nesta reforma pois diferente do que vcs pensam eles são os primeiros a desejarem uma vida digna, humana e com respeito para todos os pacientes que cuidam ou que já passaram por seus cuidados.....
    pode acreditar!!!

    ResponderExcluir
  5. Então Paulo,

    Sobre o seu comentário relatando a doença mental, no censo realizado, contempla os tipos de patologias dos internos.

    Mas partindo da sua afirmação (incorreta com o censo) se a maioria dos pacientes são portadores de Demência, ou qualquer outra patologia que não seja transtorno mental, mais uma razão para eles não serem trancados no hospital, uma vez que trata-se de um quadro clinico.

    Sobre a realidade dos hospitais psiquiátricos, muito se engana você, quando diz que as fotos são do passado. Até o ano de 2008, eu tinha acesso a alguns hospitais e se você tem alguma duvida sobre a veracidade dos acontecimentos atuais dentro do hospital, consiga você mesmo uma visita e presencie! Eu presencie, repito, até o ano passado, situações desumanas, como relatadas na OAB. Pessoas peladas, sentadas em cima das próprias fezes entre outras atrocidades.

    Quando você diz que estamos tentando impressionar alguém, com alguma realidade que não existe, você está colocando em cheque o conhecimento das pessoas que organizaram esse Fórum, pois como já disse a cima, foram trabalhadores de CAPS, professores universitários e alguns trabalhadores de hospitais. Eu só mais um participante desse grupo e não o dono dele.

    Nossa ação (Fórum da Luta Antimanicomial) é apoiada por todas as organizações que visão a humanização do atendimento, inclusive da COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DA OAB Sorocaba - Será que eles também estão tão incorretos quanto eu, ou alguém que defenda a desinstitucionalização?

    Já disse, acho que é pertinente todo e qualquer tipo de questionamento, mas que seja no fórum adequado e que os questionamentos seja respaldado de propostas e não meramente a critica pela critica. Por isso o fórum foi constituído.

    Sugiro que você continue participando do fórum e leve proposta para ações. Agora ficar de porta voz, do grupo que tenta retalhar esse tipo de iniciativa e não contribuir na humanização do atendimento desista, porque esse grupo irá ampliar e o debate será feito, incomode quem incomodar.

    Não adianta questionar virtualmente. Questione com o grupo. Na OAB a palavra foi aberta, porque não ouve manifestação por parte de ninguém para questionar nada. O Fórum é aberto pra isso. Produzir.

    Nenhum reacionário diz ser reacionário. Nenhum conservador diz ser conservador. Mas não falar, não quer dizer que não identifiquemos através do discurso, a clareza dos posicionamentos escondidos.

    ResponderExcluir